Connect with us

Últimas Notícias

Terremoto no Japão: o que se sabe sobre o forte tremor que atingiu o país

Published

on

Um forte terremoto de magnitude 7,5 atingiu o oeste do Japão na madrugada de segunda-feira (1º), provocando ondas de tsunami e causando danos a estradas, energia, serviços de transporte e infraestrutura.

Autoridades japonesas alertaram os residentes das áreas afetadas para evacuarem o local e irem para terrenos mais elevados, já que 1 mi militares das Forças de Autodefesa foram enviados para ajudar nos esforços de resgate e recuperação.

Advertisement

Alertas de tsunami emitidos após o terremoto

Um poderoso terremoto atingiu a península de Noto, na província de Ishikawa, desencadeando alertas de tsunami ao longo da costa oeste do Japão.

Alerta é válido para maior parte da costa do Japão
Alerta é válido para maior parte da costa do Japão / Agência Meteorológica do Japão/Gráfico: Rosa de Acosta e Henrik Pettersson, CNN
  • Sobre o tremor: O terremoto, que teve profundidade de 10 km (6 milhas), ocorreu às 16h10, hora local, cerca de 42 km (26 milhas) a nordeste de Anamizu, na província de Ishikawa, segundo Serviço Geológico dos Estados Unidos. Vários tremores secundários foram relatados no oeste do Japão, incluindo um tremor de magnitude 6,2 a cerca de 4 km (2,4 milhas) a sudoeste de Anamizu.
  • Alertas de tsunami: As autoridades emitiram alertas de tsunami para residentes do oeste do Japão. Os alertas são emitidos quando se espera que as ondas cheguem a 3 metros (9,8 pés). Ondas de tsunami de cerca de 1,2 metros (3,9 pés) foram relatadas na cidade de Wajima, informou a emissora pública japonesa NKH. Na cidade de Toyama e arredores, foram relatadas ondas de menos de 1 metro, enquanto a cidade de Noto também permaneceu sob.
  • Danos à infraestrutura: O terremoto destruiu rodovias no oeste do Japão, derrubou edifícios, causou incêndios e interrompeu as comunicações. Cerca de 33 mil famílias podem ser afetadas por cortes de energia, disse o secretário-chefe de gabinete japonês, Hayashi Yoshimasa, segundo a NHK.
  • Problemas nos transportes: Pelo menos cinco estradas foram fechadas e vários voos cancelados nos aeroportos da província de Ishikawa. Dois voos foram cancelados no aeroporto de Noto, onde há uma rachadura na pista. Um voo vindo de Tóquio pousou mais cedo, mas voltou para a capital. Houve 15 cancelamentos no aeroporto de Komatsu. As escolas não estão funcionando, e 21 delas foram transformadas em centros de evacuação.
  • Esforços de resgate e recuperação: Pelo menos 8.500 militares estão de prontidão para ajudar nos esforços de emergência após o tremor, disse o ministro da Defesa do Japão, Minoru Kihara. Autoridades de saúde na cidade de Suzu disseram que alguns médicos não poderiam tratar pacientes feridos porque estradas danificadas os impedem de viajar.
  • Moradores presos: Civis gritaram em vídeos postados nas redes sociais depois que casas inteiras foram destruídas no oeste do Japão. Em outro vídeo, pessoas se agachavam sob as mesas de uma pista de boliche local, onde tremores abalaram a infraestrutura e telas de TV podiam ser vistas tremendo no teto. “Minha cidade está em um estado terrível”, disse uma pessoa em um vídeo postado em Noto. “Espero que não haja fogo.”

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/terremoto-no-japao-o-que-se-sabe-sobre-o-forte-tremor-que-atingiu-o-pais/

Advertisement
Continue lendo
Advertisement
CLIQUE PARA COMENTAR

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Pré-Candidato a prefeito defende a ecologia e fala da importância do meio ambiente

Published

on

Considerando que o município de Guajará-Mirim possui 93 por cento de sua área territorial constituída de diversas tipos de reservas – é o maior de Rondônia em tal situação – o pré-candidato a prefeito Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, do Progressistas, assegura o compromisso de desenvolver uma política ambiental compatível com as necessidades de desenvolvimento económico e social e de conservação da natureza, evitando a deterioração da bases de recursos naturais do município.
Para Netinho, é preciso assegurar a diversidade genética, inclusive por sua relevância para a biotecnologia, a biomedicina e o aproveitamento de espécies silvestres para aumentar a produtividade agrícola e pecuária. E acentua que é indispensável conferir especial relevância aos recursos naturais renováveis, especialmente hídricos e florestais, evitando a extensão dos efeitos adversos de sua poluição, e promover ações destinadas a assegurar níveis convenientes de qualidade de vida no meio urbano e que ações no setor devem levar sempre em conta a cultura dad populações locais.
“Defender e preservar o meio ambiente deve ser uma missão de todos nós, brasileiros, que vivemos e defendemos essa imensa faixa da Amazônia Brasileira”, concluiu Netinho.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Provisória do Progressistas de Guajará-Mirim.

Continue lendo

Últimas Notícias

“Progressistas foi um dos partidos que mais recebeu adesões antes do prazo de encerramento de filiações”, diz pré-candidato a prefeito.

Published

on

O Partido Progressista (PP) teve uma alta procura por filiação quando do encerramento do prazo estabelecido pela legislação para a janela partidário aos interessados em disputar as eleições municipais de 2024.O pré-candidato a prefeito de Guajará-Mirim, Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, acredita que isso se deu em função da credibilidade dos interessados a ingressar na nova sigla e sabendo que acordos serão cumpridos antes e após as eleições com os novos filiados.Além disso, Netinho frisa que o impacto da diminuição no número permitido de vagas permitidas por partido que caiu acentuadamente, foi importante não deixar para a última hora e se filiar logo para garantir a vaga na chapa para 2024, seja em qual for o partido. A mudança fez com que os candidatos se movimentassem para a filiação em um mesmo partido, para não correrem o risco de virarem “buchas para os grandes”.Segundo Netinho, o partido quer oportunizar e eleger pessoas que tenham menos ou nenhuma estrutura e que consequentemente tirarão menos votos. Para ele, a única chance de candidatos menores terem sucesso é estarem juntos em um mesmo partido.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Municipal do PP de Guajará-Mirim.

Continue lendo

Últimas Notícias

Pré-Candidato a prefeito fala em expectativa de mudanças para Guajará-Mirim nos próximos anos

Published

on

Após assumir a condição de pré-candidato a prefeito do segundo mais antigo e também o mais rico de histórias e tradições do Estado de Rondônia, o município de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia, o jovem e carismático político Fábio Garcia de Oliveira, o Netinho, vem mantendo contatos com os demais políticos do município e do estado como um todo, na busca de unir forças e interesses comuns dessas pessoas para fazer uma mudança nunca antes vista nessa terra de Rondon.Netinho prega a união por entender que a força desse movimento político poderá possibilitar dezenas de conquistas e avanços com o surgimento de um novo cenário de estruturação de um novo governo municipal renovado e com o sentimento de liderar ações, campanhas e eventos em prol de melhorias na vida dos cidadãos guajaramirenses.Ele crê que as mudanças a serem efetivadas para corrigir rotas ultrapassadas, falhas, inconsistentes, será um novo marco em nossa história que a cada dia será consolidado pelo fortalecimento e autonomia de nossa classe política, a premissa de promover excelência na gestão e na qualidade de vida à população para se tornar realidade.Netinho destaca que as conquistas devem ir além de recursos financeiros e a equipe técnica deve atuar permanentemente para melhorar a operacionalização da administração municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Comissão Executiva Municipal do Progressistas de Guajará-Mirim

Continue lendo

EM ALTA