Saiba quem é responsável pela iluminação pública

A iluminação pública contribui para a qualidade de vida dos moradores, principalmente durante atividades noturnas para lazer, co mércio, entre outras. Ela também constitui um importante componente para a segurança  pública dos centros urbanos, no que se refere ao tráfego de veículos e de pede stres e à prevenção da criminalidade. Isso sem falar na preservação e valorização de centros históricos e patrimônios urbano s.

Por isso, é muito importante saber quem cuida da iluminação pública da sua cidade, para que você possa indicar os pontos que precisam de manutenção e contribuir para a melhoria do serviço.

Em janeiro de 2015, por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica, as distribuidoras de energia elétrica de todo o Brasil transferiram para as prefeituras municipais as responsabilidades pela gestão e execução dos serviços de iluminação pública.

Desta forma, o próprio município é responsável pela manutenção, reparos, melhorias e extensão da iluminação pública da cidade. A Energisa continua arrecadando a contribuição de iluminação pública (CIP) através das contas de energia, repassando integralmente os valores à sua prefeitura municipal.

A  Energisa continua responsável pelo fornecimento de energia elétrica e sempre pronta a atendê-lo. Também entre em contato com a Energisa para casos de fios caídos. E lembre-se: jamais se aproxime de fios caídos e não permita que outras pessoas se aproximem. Os mesmos podem estar energizados e provocar choques elétricos. Sempre comunique à Energisa.

Caso você tenha problemas com a iluminação pública, entre em contato com a sua prefeitura.

Fonte: Energisa

Deixe um comentário